Projeto visa instituir programa municipal para retirar lixo do mar

Diariamente temos notícias de que o ambiente marinho está sendo invadido por diversos tipos de detritos relacionados à ação do homem. O lixo produzido e jogado a esmo nos mares, tem afetado a vida marinha e, consequentemente, interferido no ecossistema do mar e do planeta como um todo.

Na nossa cidade não seria diferente, refletindo não só na diminuição da quantidade de peixes e outros seres marinhos, como também, na perpetuação de índices de  balneabilidade insatisfatórios da água do mar.

Motivado pelo lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, pelo Ministério do Meio Ambiente, o vereador Manoel Constantino decidiu reeditar projeto de sua autoria que institui o “Programa de Recolhimento de Detritos no Mar Territorial do Município” e que recebeu o nº 53/2019. Em 2013, projeto com o mesmo objetivo não prosperou e foi arquivado.

A ideia do projeto é criar equipes de mergulhadores, coordenados pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Segurança, sob orientação do Corpo de  Bombeiros, para realizar diariamente a retirada de lixo no mar e nas praias, com equipamentos próprios e todo o suporte necessário.

Constantino frisou em sua justificativa, acreditar que a educação do povo possa minimizar os efeitos e a redução do lixo no mar, mas a administração municipal não  pode se furtar de agir, encontrando meios de recolher os detritos de forma inteligente e simples, atualmente, – com o auxílio dos mergulhadores como a proposta da lei encaminhada - e que trará benefícios enormes para todos num futuro próximo.

Assessoria do Gabinete do vereador Manoel Constantino (PSDB)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 01 – 1º andar/sala 5 – (13) 3219.6341

Álbum de Fotos