Paulo Skaf, agora Cidadão Emérito de Santos

Manoel Constantino outorga título em reconhecimento às ações para formação profissional de jovens e adultos da Baixada Santista

Compartilhe!

Curtir

Paulo Skaf recebeu, ontem, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Manoel Constantino, título de Cidadão Emérito de Santos. De raízes libanesas, Skaf manteve a Educação, Coletividade e Trabalho como tripé de seu crescimento pessoal e profissional. Seu pai, Antoine Skaf, percebendo o talento do filho para os negócios, coloca-o, desde muito jovem, para trabalhar no balcão de sua loja de tecidos. O contato com o público, funcionários e a administração da loja forneceram à Skaf experiência suficiente para que, aos 18 anos, passasse para a direção da empresa da família, a Skaf Têxtil.

A vocação nata para o trabalho, a visão humanística no setor comercial e industrial, além da consciência de desenvolvimento participativo no Brasil, fizeram com que Paulo Skaf  entendesse o trabalhador e seu aprimoramento, como o maior ativo da economia. Dirigente de entidades como o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção fizeram com que chegasse, em 2004, à presidência da mais tradicional entidade representativa das indústrias na América Latina, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP.

À frente da FIESP, combateu arduamente  a isenção da CPMF,  tanto em entrevistas aos meios de comunicação quanto em debates sobre o tema, em instituições especializadas no setor empresarial, visitas de mobilização, chegando mesmo a encaminhar aos empresários carta com os motivos pelos quais a CPMF deveria ser extinta. Também conseguiu mais de 1 milhão de assinaturas endereçadas ao Senado. Finalmente, em 13 de dezembro de 2007, o Senado determinou o fim do imposto, impedindo seu retorno em 2008.

Outra vitória de Skaf foi a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ao unificar impostos e diminuir a burocracia, a Lei Geral incentiva todos aqueles negócios em potencial. Com a aplicação da Lei, surgiram medidas ambientais que garantiram a sustentabilidade dos micro e pequenos empreendimentos, apoio à formação de centros de pesquisas, de negócios; convênios com entidades de ensino para capacitação de mão-de-obra local, além da criação de incubadoras.

Em sua gestão, o SENAI e o SESI-SP passaram a oferecer educação em tempo integral e a unir o ensino médio com o técnico. A capacitação profissional e a assistência técnica e tecnológica que disponibilizam às empresas são estratégias marcantes para as indústrias que desejam oferecer respostas rápidas e eficientes a seus clientes.

Em 2005, Skaf aprovou o Programa Regional de Operações Articuladas, criado pelo SENAI-Santos. O Programa oferece cursos itinerantes realizados em unidades fixas descentralizadas, em parceria com prefeituras de cidades do litoral paulista e do Vale do Ribeira. As prefeituras das cidades-pólo disponibilizam um edifício e o SENAI implanta os cursos, fornecendo todo o equipamento, máquinas, mobiliário, materiais didáticos, e também responsabiliza-se pela docência. O SENAI-Santos é considerada uma das melhores escolas do Estado de SP , podendo atender clientes de outros países como já o fez para alunos da Bolívia, Angola e Guatemala e, segundo Skaf, terá verba de R$ 20 milhões para sua modernização.

O SESI-SP foi o precursor no desenvolvimento de ações de responsabilidade social e empresarial . Em Santos, a unidade do SESI na Zona Noroeste tornou-se pólo agregador de saúde, lazer e oferece educação infantil, ensino fundamental e formação para jovens e adultos, visando sempre o bem-estar dos industriários, suas famílias e comunidade e esta unidade receberá aporte de R$ 40 milhões.

Para Manoel Constantino, Paulo Skaf entende, como poucos, que toda a sociedade prospera quando a economia alinha-se às necessidades reais de seus diversos segmentos: empresas, sindicatos de trabalhadores e patronais, agências de formação profissional, governos e universidades.

“ Equilíbrio financeiro depende do equilíbrio social, da responsabilidade com o próximo, com o que chamo de ecologia política. Skaf traz, através do SESI e SENAC, muito mais que formação profissional, mas dignidade ao cidadão santista ”, finaliza Constantino.

Câmara Municipal de Santos
Gabinete da Presidência
tel: (13) 3211-4169
email:
presidencia@camarasantos.sp.gov.briframe>