O importante é entregar a obra

Artigo sobre o túnel zonas Noroeste e Leste

Curtir
Outro dia me perguntaram por que a Câmara de Santos não foi convidada para participar das reuniões para tratar da questão do túnel interligando a Zona Noroeste e a Leste. Numa das ocasiões vários vereadores de São Vicente estiveram presentes. Nenhum de Santos.
Compreendi que o indivíduo trabalhava com a informação de que a edilidade santista possuía uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para tratar do assunto há vários anos, e vi em seu questionamento razão nas palavras.

Contudo, ao respondê-lo, respeitei àqueles que hoje oportunamente se sobrepuseram à frente da questão e, simplesmente expus que para nós, moradores da Zona Noroeste, que sofremos com o trânsito caótico na região, o importante é a inauguração da obra.

Não importa quem vai inaugurar, pois se pensarmos em todos os que defenderam a construção deste túnel nestes últimos 60 anos, de Prestes Maia ao anônimo contribuinte, o que vai fazer a diferença é a entrega desta nova opção viária, ou seja, a fita cortada no chão.

Aliás, ao observar que no último encontro ocorrido em São Paulo com o Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, quando foi cogitada a possibilidade da liberação de recursos da ordem de R$ 388 milhões, os mandatários dos municípios de Santos e São Vicente apresentaram um projeto executivo de 2004, elaborado na gestão do então prefeito Beto Mansur, e que contou com a intervenção da CEV da Câmara de Santos presidida por este vereador. Prova do trabalho realizado, o que pra mim basta.

É certo que passados os anos e com a falta de interesse político da administração que o sucedeu, bem como, as negativas de investimentos por parte dos governos Estadual e Federal da época, mitigou-se a atuação da CEV, esfriando-se os ânimos até de setores da sociedade parceiros à causa.

Todavia, o respeito às instituições deve ser princípio, assim como o compromisso de que a obra saia do papel e não somente seja promessa de véspera de eleição. Através dos anos estivemos a frente e presentes em vários eventos onde promessas para a construção deste túnel foram feitas, mas nada de concreto até o momento foi realizado.

Renovados os ânimos com a notícia, a preocupação não está em cobrar a paternidade da obra ou o reconhecimento de ações que no passado ficou a nosso cargo, mas sim apoiar o desdobramento deste novo passo que se dá, rumo a concretização do sonho, deixando que a esperança se renove.

Reverter impostos em obras que melhorem a qualidade de vida das pessoas é, e sempre foi o objetivo daqueles que lutaram e lutam por esta obra. Continuaremos lutando, como aliados e a disposição, para debater as questões que se fizerem necessárias.

Apesar da memória curta de alguns, não nos abatemos com questões que tendam a criar conflitos pessoais ou politiqueiros que possam nos tirar do foco e que, como dito anteriormente, está na entrega da obra do túnel ligando a Zona Noroeste a Leste. Só assim, quem sabe, a voz dos que querem a discórdia deixará de ecoar.

Manoel Constantino é líder da bancada do PMDB e presidente da CEV que trata da construção do túnel interligando as zonas Noroeste e Leste