Maior qualidade de vida para diabéticos

Projeto de Parlamentar garante fornecimento de adoçantes para usuários do SUS/Santos

Curtir

Assunto dos mais comentados na imprensa, na última quarta, dia 9, foi a divulgação da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2011 (VIGITEL), que mostra que a tendência de diabetes está crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres. O anúncio foi feito durante o Fórum Pan-Americano de Ação contra as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), que aconteceu em Brasília.

Apesar do aumento de casos mais expressivo entre os homens ( 4,4%, em 2006 e 5,2% em 2011), as mulheres lideram o número de casos, detendo 6% das ocorrências. A  pesquisa também apontou que as ocorrências são mais comuns em pessoas com baixa escolaridade e  que o diabetes aumenta de acordo com a idade da população: 21,6% dos brasileiros com mais de 65 anos possuem a doença, um índice bem maior do que entre as pessoas na faixa etária entre 18 e 24, onde apenas 0,6% são pacientes com diabetes.

Preocupado com estes dados, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino, apresentou, nesta segunda, dia 14, Projeto de Lei para fornecimento de adoçantes aos diabéticos, usuários do Sistema Único de Saúde de Santos, que participem regularmente dos programas de controle da doença nas UBS.

“Os dados da pesquisa me surpreenderam porque são constantes as campanhas de prevenção e controle do diabetes. Mais ainda porque grande parte dos portadores não possuem condições financeiras para comprar um adoçante de boa qualidade, que garanta o nível calórico da dieta e a ingestão de doces dietéticos. O fornecimento de adoçante contribui para a qualidade de vida do diabético”, afirma Constantino.

O Projeto de Constantino prevê que cada usuário recebe o produto a cada 60 dias. O adoçante distribuído seguirá as especificações do Ministério da Saúde, acompanhado de folheto explicativo.

Gabinete da Presidência