Implantação de bueiros inteligentes

Manoel Constantino sugeriu a instalação na cidade

Compartilhe!

1 curtiu
Numa conta otimista nove entre 10 cidades do País sofrem com o descarte de todo tipo de material nas vias públicas jogado por pessoas que ignoram as campanhas realizadas para se evitar tal ato.

Este lixo acaba – indiretamente - sendo levado para o sistema de captação de águas pluviais e, inevitavelmente, obstruindo a rede e contribuindo para o aumento dos registros de alagamentos.

Tentando mitigar este problema, o vereador Manoel Constantino (PSDB) sugeriu a Prefeitura que instalasse em Santos os chamados bueiros inteligentes. Salientou, inclusive, que algumas cidades estão revertendo os problemas das ruas alagadas com a implantação deste artifício.

Trata-se de uma tecologia simples que está revolucionando o serviço de limpeza da rede de drenagem. Um cesto metálico instalado sob a grelha da boca de lobo junto a caixa de passagem do sistema de captação das precipitações, filtra a água e separa os detritos. A limpeza é rápida, bastando a abertura da grelha para se sacar o cesto limpá-lo e reinstalá-lo.

Constantino se espelhou no exemplo da cidade de Poços de Caldas (MG), onde a prefeitura local já implantou os chamados 'bueiros inteligentes' em vários pontos e que vem recebendo elogios da população daquele município, pela simplicidade e praticidade.

“Ideia simples que com vontade política pode ser implantado rapidamente em nossa cidade”, finalizou o vereador frisando que: “em comparação com a logística, tempo de mobilização e custo para fazer a limpeza atualmente, a instalação destes cestos de filtragem, acarretará numa economia enorme para o município, visto que o dispêndio de recursos para aquisição da tecnologia é irrisório.”


Assessoria do Gabinete do vereador Manoel Constantino
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 01 – 1º andar/sala 5 – (13) 3219.6341

Álbum de Fotos