Escola Hospitalar: lei será implantada na cidade

Secretária de Educação prometeu esforços

Na última quarta-feira (dia 30 de janeiro), o vereador Manoel Constantino (PMDB) esteve reunido com a secretária de Educação, Jossélia Fontoura, para deliberar a implantação, neste ano, da Escola Hospitalar no município. A lei 2.865/2012, de autoria do parlamentar, prevê o acompanhamento pedagógico de crianças em idade escolar que estão enfermas. É a chamada classe hospitalar.

O termo, amparado pela Resolução CNE/CEB nº 02 (11/09/11), garante os direitos para que alunos/pacientes, em tratamento de doenças crônicas, mantenham a escolarização durante o período de internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.

Para crianças e adolescentes, bem como suas famílias, a continuação da rotina de estudos reforça a vontade de viver. A secretária, ciente da obrigação determinou ao departamento de planejamento celeridade em sua implantação.

Desde a sanção da lei pelo então prefeito João Paulo Tavares Papa, em 17 de outubro, a administração municipal tem capacitado professores. A pendência está no fechamento das classes e no levantamento do número de alunos/pacientes, nos hospitais e nas residências para dar o início efetivo às atividades.

Constantino sabe que leva tempo para que um serviço desta magnitude funcione adequadamente e reconhece os desafios da escola hospitalar. “Treinar os professores para adequar o currículo escolar à nova condição física e psicológica do aluno é parte essencial deste projeto, que prevê contar com parceria das secretarias de Educação e Saúde de Santos”. Recentemente o vereador conversou com o secretário de Saúde, que foi muito receptivo ao projeto.

“O objetivo da escola hospitalar engloba não apenas o direito do aluno estudar. A escola e o professor são essenciais na vida de todos e não podem se afastar  no momento em que uma criança ou jovem mais precisa. A continuação do estudo vai dar mais coragem para o aluno/paciente e seus pais diante de uma doença grave ou crônica, enfrentar e vencer o problema” enfatiza Constantino.

Assessoria do vereador Manoel Constantino
telefone: (13) 3219-6341