Criação do "Ônibus da Saúde da Mulher"

Parlamentar encaminha Projeto de Lei para prevenção do CA de colo de útero

Na sessão de 19 último, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino apresentou Projeto de Lei para a criação do “Ônibus da Saúde da Mulher”.

A iniciativa de Constantino, pioneira em Santos, surgiu da constatação de dados preocupantes, expostos na matéria do Jornal A TRIBUNA,  dia 07 de abril passado, alerta para que santistas e moradoras de outras cidades da região estão deixando de fazer o único exame capaz de detectar o câncer de colo de útero, o exame preventivo ou papanicolau.

A Secretaria Municipal de Saúde aponta que, em 2010, a rede pública realizou 18.181 preventivos contra 15.951 em 2011. O último levantamento realizado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-4), em nove cidades da Baixada Santista, apontou também queda nos exames preventivos realizados: 86.842 (201) e 84.465 (2011).  Acredita-se que a falta de tempo para cuidar de si mesma, faz com que a mulher protele os exames básicos ginecológicos,

Por isso, o Ônibus da Saúde da Mulher surge para fortalecer as ações de controle para o Câncer de Colo de Útero e informar mulheres de diversas faixas etárias sobre a real necessidade do exame preventivo: quanto maior o tempo entre um exame e outro, menos chance de cura a mulher terá.

Para o ano de 2012, o Instituto Nacional do Câncer - INCA estima 17.540 novos casos de câncer de colo de útero. Mulheres diagnosticadas precocemente, se orientadas e tratadas de forma adequada, têm praticamente 100% de chance de cura.

Segundo Constantino, o Ônibus da Mulher tem como iniciativa qualificar as ações de atenção básica à saúde da mulher, possibilitando o alcance de novas áreas populacionais e pacientes, circulando às segundas, quartas e sextas-feiras, para percorrer os bairros da Cidade, conforme agenda do mês,  divulgada previamente no Diário Oficial e em outros meios de comunicação.

Os atendimentos serão realizados por equipe composta de ginecologista, enfermeira e técnica de enfermagem concursados. A equipe de profissionais de saúde orientará pacientes quanto a prevenção do Câncer de Colo de Útero, as DSTs, bem como incentivará a continuidade de tratamento nas UBS .

Além da infecção pelo vírus HPV, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer, como número elevado de gestações, início precoce da vida sexual, uso de contraceptivos orais por longo tempo e sem orientação, tabagismo, má higiene íntima, uso de imunossupressores (transplantados), infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes e clamídia.

O projeto do ônibus, já implantado, com sucesso, na cidade de Sorocaba – SP, amplia e reforça as ações na educação para a saúde. Constantino acredita que,  ao percorrer todos os bairros da cidade, com divulgação prévia, “a falta de tempo no cuidado com a própria saúde, deixa de ser um motivo para as mulheres não fazerem o exame preventivo e se informarem sobre seu bem-estar. Muito mais que uma questão de saúde pública, o que me fez apresentar este Projeto de Lei, foi constatar que, pelos dados apresentados na matéria, existe um descuido da mulher com a própria vida. Em nossa época, onde a informação circula de forma tão rápida, este fato é inadmissível”.

Gabinete da Presidência