Constantino pede especialização em libras para funcionários da saúde

Solicitação foi feita em Sessão Ordinária

Falta de comunicação entre um surdo e profissional de saúde pode interferir no entendimento de um diagnóstico. Nem sempre o médico ou assistente social, por exemplo, vai conseguir entender as reais necessidades de um surdo se não tiver conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Esta é uma preocupação do vereador Manoel Constantino (PSDB) que solicitou na 56ª Sessão Ordinária, requerimento nº 6.005/2019, a PMS a contratação de intérpretes de LIBRAS para os equipamentos de Saúde de Santos, como hospitais, UPAS, CAPS e CRAIDS.

Santos possui uma comunidade de cerca de 16 mil surdos e já temos conhecimento de paciente que morreu por não saber que tinha direito ao tratamento de diabetes, outro por ter AIDS e não entender que o POSITIVO não era tudo certo, como o surdo entendeu e acabou contaminando outras pessoas.

POSITIVO para o surdo tem um sinal específico que só a LIBRAS transmite. Visando oferecer condições para que Santos formem intérpretes de LIBRAS capacitados Constantino solicitou que a cidade ofereça, através do MEC, o curso de LETRAS com especialização em LIBRAS.

Atualmente em Santos os cursos de LIBRAS são realizados por instituições e congregações de surdo em nível técnico e os interessados em fazer a especialização graduada precisam se deslocar até São Paulo, o centro mais próximo.

Álbum de Fotos