Constantino garante reforma de monumento em homenagem aos nordestinos radicados em Santos

Vereador destinou verba no orçamento através de emenda parlamentar

Curtir

O vereador Manoel Constantino tem orgulho de falar que nasceu em Mata Grande, município do estado de Alagoas e que chegou em Santos em 1957.
Aliás, boa parte dos moradores de Santos é oriunda do nordeste e adotou este rincão como lar, ajudando a construir esta cidade.

Acreditando ser importante valorizar a origem das pessoas, foi signatário de um pedido ao então prefeito Beto Mansur para que o mesmo construísse um monumento em homenagem aos nordestinos radicados em Santos, como ele.

O monumento, inaugurado em 2002 em área reservada junto à Praça Jerônimo La Terza, foi entregue em conjunto com a reurbanização do espaço e trazia em seu corpo a composição de nove placas de bronze com imagens do folclore de cada um dos nove estados da região nordeste do país, distribuídas nas quatro faces de uma estrutura de concreto em forma de pirâmide.

Idos os anos, o monumento sofreu com a ação dos vândalos que furtaram as nove placas. Atualmente, os espaços onde foram ancoradas as placas se encontram vazios denotando desleixo e abandono, fato que entristece aos nordestinos e desvaloriza a homenagem.

Observador que é Constantino por vezes alertou à Administração Municipal para o restabelecimento do monumento, entretanto, sem a devida atenção por parte do poder público que até o momento não se manifestou pela reforma do marco que poderia ser reestruturado garantindo assim que nenhum de seus componentes fossem furtados.

Para que efetivamente a recomposição do monumento seja executada com a possibilidade de reforma, evitando-se  futuras depredações, o atual presidente da Câmara reservou a quantia de R$ 11.000,00, através de emenda parlamentar ao orçamento municipal para o próximo ano, como forma de garantir que o marco esteja a contento, compatível com a pujança da região, orgulhando e homenageando esta parcela da população.

Para saber mais sobre os trabalhos apresentados pelo vereador Manoel Constantino acesse o site da Câmara Municipal de Santos,  www. camarasantos.sp.gov.br, link “Proposituras” ou acesse
www.manoelconstantino.com.br
e-mail: vereador@manoelconstantino.com.br