Constantino cobra construção de escola no SESI

Vereador se reuniu com a direção do local

1 curtiu
A direção do SESI Santos confirmou nesta segunda-feira, dia 20, ao vereador Manoel Constantino (PSDB), que não tem previsão para a construção de mais uma escola no terreno de quase 40 mil metros quadrados que foi doado pela Prefeitura em 2012 para esta finalidade. Constantino solicitou à direção um posicionamento, já que a escola deveria ter sido construída até 2016, conforme a Lei 2842/2012 que determina o prazo de 4 anos para a conclusão da obra.

Apresentando como justificativa “o momento político atual” e preocupação com os cortes de verba para a educação anunciados pelo atual governo, o Diretor de Centro de Atividades do SESI Santos, Mário Sérgio Alves Quaranta, e o Gerente Executivo de Educação, Roberto Xavier Augusto Filho, explicaram que existe sim um projeto pronto para erguer a escola no terreno, mas que a instituição não possui disponibilidade financeira. “Todos os recursos disponíveis estão sendo destinados à melhorias dos prédios já existentes”, disse Mário, enumerando algumas benfeitorias.

A doação do terreno ao SESI se deu através de um Projeto de Lei de autoria do então prefeito João Paulo Tavares Papa e só foi aprovado graças ao empenho do vereador. Sancionada em julho de 2012, a Lei determina em seu artigo segundo a construção de um complexo composto por um centro educacional e um centro de lazer e esporte para atender alunos do ensino fundamental e ensino médio. O terreno é localizado atrás do complexo SESI existente na avenida Nossa Senhora de Fátima.

O prazo determinado pela Lei venceu em julho de 2016 e o não cumprimento implicaria na devolução do patrimônio à Prefeitura. Constantino vai procurar o Prefeito Paulo Alexandre Barbosa para saber o posicionamento da administração municipal sobre o assunto. “A nossa luta sempre foi para a construção da escola para atender a nossa comunidade, mas se isso não acontecer não é justo que o SESI continue com esta área tão valiosa para e sem nenhuma produtividade”.

Se tivesse sido construído dentro do prazo, o complexo atenderia pelo menos 3.500 alunos com atividades direcionada ao ensino, inclusive em período integral, programas de educação de jovem e adultos, atividades de qualificação, cultura, esporte e lazer. O SESI tem uma das maiores redes de ensino particular, composta por 154 escolas, presente em 11 municípios.

Assessoria do Gabinete do vereador Manoel Constantino (PSDB)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 01 – 1º andar/sala 05
manoelconstantino@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-6341 – 3211-4100 (ramais 4157 / 4164 / 4225)