O processo de climatização das escolas municipais, iniciado pela prefeitura em 2018 através da parceria com a empresa portuária ADM, estará trocando, até o final de 2020, cerca de 400 aparelhos de ar condicionado tipo janela por aparelhos mais modernos e econômicos, os chamados modelo Split.
A substituição tem o intuito de beneficiar mais de onze mil alunos mas vai gerar uma grande quantidade de sucata, pois não existe destinação pré definida para os que estão sendo substituídos, embora a grande maioria esteja em bom estado e com pouco tempo de uso.
O descarte dos aparelhos tem chamado a atenção de diretores de escola, que acreditam em um melhor aproveitamento dos equipamentos.
Neste diapasão o vereador Manoel Constantino (PSDB), propôs a administração municipal que analise a possibilidade do melhor aproveitamento destes aparelhos.
Dentre as possibilidades a serem consideradas, na proposição, ele apontou: a venda dos equipamentos para reverter em benefícios para as escolas ou a doação para entidades e ONG’s parceiras da municipalidade que possuam esta carência.