Bike Santos: sugestões para ampliar e aprimorar o serviço

Parlamentar aponta formas de melhor utilização para munícipe e turista

Em virtude da implantação do projeto Bike Santos, uma parceria da Prefeitura (CET) e a Empresa Serttel Ltda., que prevê o uso gratuito de bicicletas aro 26, por qualquer cidadão interessado em usufruir do benefício, desde que seja pré-cadastrado e tenha efetuado o depósito em caução no valor de R$ 10,00 através de um cartão de crédito, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Manoel Constantino, apresentou deficiências constatadas  para que sejam logo sanadas.

Entre as sugestões feitas pelo parlamentar encontram-se a construção de cobertura para proteger as “bikes” da chuva; a disposição de bicicletas de aro 16 e 20, com cadeirinha para transporte de crianças pequenas;  possibilidade da cessão de mais de uma bicicleta por usuário (para aqueles que estão com crianças/adolescentes que já andam de bicicleta) e ampliação do horário de cessão (de 30 minutos para pelo menos uma hora).

Constantino também pediu ao prefeito paraintervir junto à Serttel a fim de que a mesma implante mais estações, incluindo a Zona Noroeste e os Morros, nos pontos assim relacionados, respectivamente: Praça Jerônimo La Terza (Jd. Rádio Clube); em frente ao Centro Poliesportivo do Dale Coutinho (Jd. Castelo); Praça Altino Arantes (Jd. Castelo); Praça Ruth Alexandre Mahfuz (Areia Branca); em frente ao Jardim Botânico Municipal (Jd. Bom Retiro); Praça Engº Francisco Prestes Maia (Vila São Jorge); Praça Santa Paulina (Saboó) e  Lagoa da Saudade (Nova Cintra).

Neste primeiro momento a Administração Municipal instalou 15 estações com predisposição  outras 15. Contudo, ao observar o mapa disponível no site com a implantação do programa, o presidente da Câmara verificou a ausência de estações que sirvam a região Noroeste da cidade e os Morros.

Constantino também solicitou estudos para se obter outra forma de se efetuar o depósito pelos munícipes que querem participar do programa, mas não possuem cartão de crédito, por exemplo, inserir junto ao carnê de IPTU um boleto facultativo nos mesmos moldes que ocorre com a taxa de bombeiros, entretanto, com a possíbilidade de se resgatar a quantia (por se tratar de uma caução),  em desistência futura, caso o morador não quiser ser mais um beneficiário.

Para saber mais sobre os trabalhos apresentados pelo vereador Manoel Constantino acesse o site da Câmara Municipal de Santos,  www. camarasantos.sp.gov.br, link “Proposituras” ou acesse
www.manoelconstantino.com.br
e-mail: vereador@manoelconstantino.com.br