Animais visitam donos internados em hospitais

Vereador defende prática no município

Curtir

O vereador Manoel Constantino (PMDB) sugeriu ao prefeito Paulo Alexandre a elaboração de norma municipal que autorize a entrada de animais de estimação nos hospitais públicos e privados de Santos.

Nos Estados Unidos, mais de dois mil programas chamados PAT (Pet is a Terapy) levam animais para visitar doentes, pessoas desamparadas, idosos e crianças com doenças crônicas.

A ideia, já implantada em alguns hospitais da Capital, tem auxiliado na recuperação de pacientes. O Hospital Albert Einstein foi um dos pioneiros na adoção da chamada cão-terapia, na qual cachorros, gatos e até passarinhos podem visitar seus donos em recuperação.

Constantino salientou que a municipalidade, através de seus técnicos, tem mais condições para formalizar uma lei desta natureza. Apesar de aceitável, a norma deve atender exigências de várias esferas e matérias, englobando, além do preparo de profissionais, um rígido protocolo de assepsia e monitoramento vigiado, para que, a permanência do animal nas dependências da instituição de saúde não provoque riscos aos pacientes.

“Os bichos de estimação muitas vezes são considerados membros da família e, em alguns casos, única companhia para muita gente” observa o vereador que, acredita ser plausível que o “melhor amigo do homem” possa participar do processo de recuperação do seu dono, mesmo internado.

Assessoria do vereador Manoel Constantino
Praça Tenente Mauro Batista Miranda nº 01 – 1º andar – sala 05 – (13) 3219-6341