Academias públicas são realidade em Santos

Constantino foi o pioneiro do projeto em 2010

Curtir

A Prefeitura de Santos, em parceria com a Poupafarma, vai instalar sete academias públicas em vários pontos da cidade, para ampliar o acesso gratuito às  atividades físicas e promover mais qualidade de vida. O Projeto, denominado “Espaço Saúde”, foi assinado no dia 13 de janeiro, pelo prefeito João Paulo Tavares Papa e o presidente da Poupafarma, Walter Geraigire.

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Manoel Constantino, em 2010,  foi o primeiro a lançar a idéia e apresentou Requerimento no. 2166 para construção de academias ao ar livre, não apenas como incentivo à prática de exercícios, mas também como prevenção de diversas doenças, como obesidade e hipertensão. O documento, que pode ser consultado, foi aprovado na 35a. Sessão Ordinária de 2010.

Constantino também sugeriu que este tipo de academia funcionasse durante 24 horas, para que cada um estabelecesse sua rotina de exercícios.

A primeira academia já começou a funcionar em Caruara, na Área Continental, com 30 inscritos. As próximas regiões a serem beneficiadas serão Zona Noroeste, com unidades no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro e outra, na Praça Bruno Barbosa, no Rádio Clube. No Embaré,  a academia funcionará na quadra esportiva Adalberto Mariani; no Morro da Nova Cintra, na Lagoa da Saudade e no Morro do São Bento, no Centro Esportivo Milton Ruiz. Segundo a Semes (Secretaria de Esportes), o sétimo local está sendo definido.

As academias contarão com 15 equipamentos, doados pela rede de farmácias, um dos quais, adaptado para deficientes. A matrícula, gratuita, será feita mediante cadastro e apresentação de Atestado Médico. Os exercícios serão acompanhados por profissionais da Semes.

De acordo com Fabiana Geraigire, gerente de marketing da Poupafarma, a parceria entre o poder público e a empresa tem como meta final “a qualidade de vida da população”.

A Semes planeja ainda uma parceria com a SMS (Secretaria de Saúde) para uso das academias por grupos de hipertensos e diabéticos das Unidades Básicas. A adequação dos espaços para as academias é responsabilidade da Prefeitura, por meio da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). Assim que os locais estiverem prontos, as inscrições serão abertas.

Para Constantino, deve-se, ainda, infomar, seguidamente, a população da importância, para a saúde, de usar estas academias.

Assessoria do Gabinete do Vereador Manoel Constantino

tel. (13) 3219-6341