Academias ao ar livre: iniciativa de Parlamentar vira realidade

Zona Noroeste, Nova Cintra e Aparecida serão as próximas unidades

De forma pioneira, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Manoel Constantino, em 2010, apresentou projeto (Requerimento no. 2166/2010) para construção de academias ao ar livre, não apenas como incentivo à prática de exercícios, mas também como prevenção de diversas doenças, como obesidade e hipertensão.

Hoje, o santista pode praticar exercícios e manter sua saúde em sete academias públicas, em vários pontos da cidade, com a parceria entre a Prefeitura e a Poupafarma, que fará a doação dos equipamentos, um dos quais adaptados para deficientes.

A primeira academia ao ar livre foi Caruara, na área continental, com 63 alunos. Os próximos locais incluem a Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra) e as praças Eng°. Francisco Prestes Maia (bairro São Jorge, em frente ao Conjunto dos Estivadores) e Abílio Rodriguez Paz (BNH – Aparecida). Na Lagoa da Saudade, os equipamentos encontram-se em fase final de instalação.

A matrícula, gratuita, é feita mediante cadastro e apresentação de Atestado Médico. Os alunos contam com acompanhamento de profissionais da Semes.

Em seu Projeto, Constantino também sugeriu que este tipo de academia funcionasse durante 24 horas, para que cada um estabelecesse sua rotina de exercícios.

Os próximos locais a ganhar as academias serão o Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) e o Centro Esportivo Milton Ruiz (Morro do São Bento).

Assessoria do Gabinete do Vereador Manoel Constantino

Tel.:  (13) 3219-6341