Voto distrital aproximapopulação e representantes

Vereador defende mudanças

"O voto distrital é importante para que o eleitor se sinta representado". Foi dessa forma que o vereador Sadao Nakai (PSDB) defendeu um dos principais itens da reforma política, durante entrevista ao Jornal Enfoque, da Santa Cecília TV, nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro.

Projeto neste sentido foi apresentado pelo senador José Serra (PSDB) no começo do mês. A proposta prevê o voto distrital, já a partir de 2016, nas eleições das Câmaras de 90 municípios do país (os que têm mais de 200 mil habitantes). Santos, com 419 mil habitantes, terá voto distrital caso a matéria seja aprovada.

Para Sadao Nakai, no atual cenário político nacional, com denúncias de corrupção e crise econômica, a ação do Congresso é fundamental. Além da responsabilidade de fiscalizar o Governo Federal, agindo de forma rápida para corrigir distorções que podem prejudicar "nossa capacidade de desenvolvimento", o Legislativo terá como umas de suas principais tarefas realizar uma reforma política que recupere a credibilidade dos poderes e dos representantes da população.

Neste ponto, o voto distrital pode fazer diferença. No entanto, Sadao acredita que ainda é preciso definir o método. "Como faríamos a divisão geográfica dos distritos em Santos? Será facultado ao município definir essa divisão?"

De acordo com o projeto do senador José Serra, os candidatos realizarão campanha apenas em seus distritos e não em toda cidade. O projeto de lei prevê que cada partido ou coligação poderá registrar apenas um candidato a vereador por distrito eleitoral. O número de distritos eleitorais por município será igual ao número de vagas existentes na respectiva Câmara Municipal.

Programa
Além do vereador Sadao Nakai, o Jornal Enfoque contou com a participação do vereador Adilson Junior (PT). Para ver o programa na íntegra, basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=erAcCQbw41k.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com