Exemplo de Cookies

Vereadores vistoriam obras de restauração da antiga Escola Acácio

Compartilhe!

Curtir

Os vereadores de Santos vistoriaram nesta sexta-feira, 27 de junho, as obras de restauração da antiga UME Acácio de Paula, que faz parte das instalações da Câmara Municipal.

O local abrigará setores administrativos da Câmara e a Escola do Legislativo e da Cidadania (ELC). Além de oferecer cursos e outros serviços para a população, também contribuirá para a revitalização do bairro Vila Nova e do centro da cidade.

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Adilson Junior (Progressistas), a expectativa é que as instalações sejam inauguradas no primeiro semestre do próximo ano. Foram concluídas cerca de 25% das obras civis, que vão acelerar neste segundo semestre, enquanto são realizadas as contratações para a aquisição de mobiliário e equipamentos para o novo espaço. “[Isso] também demanda novas etapas técnicas, que deverão seguir os trâmites e prazos legais, mas estamos empenhados em concluir todas as etapas o mais breve possível”, afirmou.

O edifício contará com auditório, salas de aula, de reunião, de acomodação sensorial (para pessoas com transtorno do espectro autista) e de descompressão. Haverá ainda um espaço de coworking, aberto à comunidade. No subsolo, onde funcionará o arquivo da Câmara, a população poderá fazer pesquisas sobre o Legislativo. “O prédio todo será acessível”, garantiu o presidente da Câmara.

O Legislativo santista está buscando parcerias para gerir os cursos da ELC. “A ideia é agregar valor de outra instituição para chancelar os cursos”, explicou Adilson.

 

Projeto premiado

A restauração do imóvel foi objeto de uma licitação em 2023, com investimento de quase R$ 18,8 milhões. A empresa responsável pela obra é a TMK Engenharia S.A e o prazo de vigência do contrato é de 12 meses.

Obra do arquiteto Décio Tozzi, o edifício de 3,1 mil metros quadrados foi inaugurado em 1969, ano em que rendeu ao autor o prêmio de melhor projeto na Bienal Internacional de Arquitetura. Uma maquete do edifício está exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A unidade abrigou cursos de ensino médio e técnicos, como Magistério e Contabilidade. O prédio também chegou a ser cedido ao Estado e posteriormente devolvido ao Município.

Álbum de Fotos