Vereadores visitam mais um terminal portuário

Comissão vai realizar audiência pública no dia 16 de novembro

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do Corredor de Exportação do Porto de Santos esteve, no dia 21 de outubro, na ADM, terminal de granéis sólidos instalado na Ponta da Praia. O grupo liderado pelo vereador Sadao Nakai (PSDB) verificou as obras de ampliação e modernização já em andamento.  Parte das mudanças visa resolver a poluição e o odor gerados pela atividade e que são alvo de reclamações de moradores do bairro e também do Estuário, Macuco, Aparecida, Embaré e Boqueirão.

As obras na ADM foram divididas em três fases. A primeira deve ser concluída em março do próximo ano e inclui a instalação de um novo shiploader. O equipamento terá sistema de queda em cascata. Também ficará em contato permanente com o produto durante o carregamento no navio, o que evitará a formação de nuvem de particulados. Como está planejado para funcionar já no primeiro semestre de 2017 vai atender a próxima safra de grãos. O projeto da ADM ainda prevê um segundo shiploader.

A construção do novo armazém está com as obras avançadas. Nos outros dois já foram instaladas portas automáticas. As moegas ganharam lamelas, que impedem que o pó suba quando os grãos são descarregados no terminal.

O projeto ainda contempla correias totalmente fechadas, o que também evitará que o pó se espalhe. Hoje o terminal já utiliza o sistema de aspersão de óleo nos grãos com esse objetivo. O sistema de filtros também será ampliado.

A segunda fase das obras deve ser concluída em dezembro de 2017 e a última no primeiro semestre de 2019.

Limpeza
A comissão de vereadores também observou como é feita a limpeza do local. O terminal conta com caminhão super vácuo para sucção e lavagem. Para limpar o pátio são usadas varredeira e bob cat com rolo de escova. Quando esses equipamentos não são suficientes para recolher os grãos que ficam presos nos vãos do piso, o método utilizado é a varrição manual.

Audiência pública
Na semana passada, os vereadores também visitaram o terminal da Caramuru. O grupo ainda pretende conhecer o terminal da Dreyfus. Depois, no dia 16 de novembro, a CEV realizará nova audiência pública na Câmara. De acordo com o vereador Sadao, após a audiência a comissão vai produzir um relatório dos trabalhos. "E na próxima legislatura vamos continuar acompanhando e cobrando dos terminais as ações necessárias para acabar com os impactos gerados pela atividade."

Histórico
Desde 2011 Sadao Nakai cobra melhorias na operação realizada no Corredor de Exportação. O vereador apresentou representação no Ministério Público, entregou à Cetesb abaixo-assinado com mais de 2 mil adesões, realizou audiências públicas na Câmara, e teve aprovado projeto que originou a Lei Complementar 817/2013, para punir empresas poluidoras.

Além de Sadao, integram a comissão os vereadores Adilson dos Santos Junior (PTB), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Douglas Gonçalves (DEM), Zequinha Teixeira (PSD), Marcelo Del Bosco (PPS), Murilo Barletta (PR) e Sérgio Santana (PR).

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer