Vereador quer Operação Inverno em Santos todos os anos

Programa quer reduzir emissões de fumaça preta

O vereador Sadao Nakai (PSDB) está pleiteando, junto à CETESB, estudos para que o programa Operação Inverno, realizado de junho a agosto, e que visa a reduzir as emissões de fumaça preta que sai dos caminhões, ônibus, vans e picapes, seja realizado todos os anos em Santos, em função do Município abrigar o Porto, sendo constante a movimentação e a concentração destes agentes poluidores na cidade.

Segundo estudos realizados pela agência ambiental, os caminhões, ônibus, vans e picapes, que utilizam esse combustível, respondem por 28,51% das 63 mil toneladas de material particulado lançadas anualmente para a atmosfera na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com matéria veiculada no jornal A Tribuna no dia 13 de junho, este ano não há previsão que a operação seja realizada em Santos, somente nas estradas que dão acesso ao Porto.

A fumaça preta acaba sendo mais um agente poluidor para a cidade, contribuindo para a poluição ambiental gerada pelo porto. Vale lembrar que o vereador vem batalhando pela diminuição dos impactos causados pelo embarque e desembarque de grãos nos terminais do cais santista.

Gabinete Vereador Sadao Nakai
sadao@sadaonakai.com.br