Vereador luta por Centro de Implante Coclear em Santos

Região deverá ganhar centro especializado no Hospital Guilherme Álvaro

O Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, deve contar com um centro de implante coclear, aparelho popularmente conhecido como "ouvido biônico", já no primeiro semestre de 2012. Uma equipe santista está sendo treinada no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-Unicamp), referência na área.

O vereador Sadao Nakai (PSDB) vem batalhando para trazer o centro de implante coclear para a  Cidade já que o pedido atende reivindicação da Organização Não Governamental Centro de Apoio e Orientação sobre Implante Coclear em Santos (Caoic), comandada pela munícipe Andrea Cortez Alvarez que, há muitos anos, realiza fóruns sobre a importância do tema.

“Recebemos uma carta da Andrea relatando a importância da implantação de um Centro aqui na região. Com a regulamentação da Lei que torna obrigatória a triagem auditiva neonatal neste ano, o número de pacientes que serão detectados com perda de audição na maternidade irá aumentar consideravelmente”, afirma Nakai.

O implante coclear é um aparelho que restaura a audição em pessoas com surdez profunda e para as quais, as próteses comuns não apresentam resultados satisfatórios.

Nakai apresentou requerimento, na sessão do dia 03/06/2011, oficiando à Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), ao Hospital Guilherme Álvaro e ao Governo do Estado a criação de um Centro de Implante Coclear, voltado às pessoas com perda de audição profunda e bilateral. Após o requerimento, Nakai vem mantendo contato com o diretor do HGA, Ricardo Hayden, e o diretor da Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Botteon. Os diretores manifestaram  disposição em criar o centro na Baixada Santista.

"O único entrave, no momento, é a aquisição de um aparelho indispensável, o BERA, que realiza audiometria do tronco cerebral. Mas o HGA e a Divisão Regional de Saúde estão encaminhando à Secretaria de Estado da Saúde solicitação para obter a verba", disse Nakai. O custo médio do equipamento é de R$ 120mil. Vencida esta fase, o HGA recebe a chancela da Secretaria de Estado da Saúde que, por sua vez, aguardará o Ministério da Saúde referendar o novo centro de referência.

Acompanhe os discursos do vereador Sadao Nakai, no youtube (www.youtube.com), sobre o implante coclear. Segue o link abaixo:

Discurso na sessão 03/06/2011

Discurso no 3º Fórum sobre Implante Coclear