Vereador defende local adequado

Transferência não ameaça empregos

Compartilhe!

Curtir
O presidente da Câmara, vereador Sadao Nakai (PSDB) rebateu a ideia de que a transferência dos terminais de grãos do corredor de exportação da Ponta da Praia para a Área Continental pode prejudicar os trabalhadores. O temor de que os empregos diretos e indiretos do setor estejam ameaçados vem sendo divulgado por um sindicato da categoria. No entanto, não há fundamento para a afirmação, garantiu o parlamentar em pronunciamento na sessão da Câmara de Santos, desta segunda-feira (24 de março).

“O que a cidade está discutindo não é a perda de mão de obra. Ao contrário, é a manutenção dos empregos e o incentivo para que possa melhorar o pagamento do rendimento do operador portuário”, explicou o vereador. Não à toa vários sindicatos portuários já manifestaram apoio à Prefeitura para impedir a licitação de novos terminais de grãos na região da Ponta da Praia.

Segundo Sadao, a alternativa de transferir os terminais está de acordo com a legislação municipal.  “Nós fizemos o zoneamento da Área Continental para que lá tivessem instalações corretas, operações corretas, e em local adequado”.

Sadao é autor da petição pública “Pela proibição de granéis sólidos no corredor de exportação da Ponta da Praia”. O documento já tem mais de 1.200 adesões. Desde seu primeiro mandato, o vereador atua para diminuir a poluição ambiental que atinge os bairros próximos ao cais santista, oriunda do embarque e desembarque de grãos. A dispersão deste componente produz mau cheiro e um pó branco que invade as residências, cobre os carros e contamina o ar. Cerca de 90 mil moradores dos bairros da Ponta Praia, Estuário, Macuco e Aparecida são os mais prejudicados. Mas já registros de reclamações também no Embaré e no Boqueirão.

O parlamentar destacou que a transformação da cidade é diária, e que isso gera demandas diferentes das que as regras previam. Por isso a necessidade de ampliar o debate, em especial no Legislativo. “Muitas vezes a gente acaba discutindo aqui os efeitos e não as causas. É importante que esta Casa tenha sintonia com as transformações da cidade para que se produzam leis eficazes aqui”.

Qualidade do ar
Durante a sessão, Sadao apresentou requerimento solicitando à Cetesb relatório da qualidade do ar com detalhamento dos dados obtidos nas estações de monitoramentos instaladas em Santos, levando em consideração as várias fontes de poluição existentes, as condições climáticas, ambientais, e de safra.

Ele lembrou que em reunião realizada no Ministério Público do Meio Ambiente, em outubro de 2013, técnicos da Cetesb se comprometeram a apresentar o documento em março deste ano. “A ideia é juntar os dados a outras informações que demonstram o prejuízo ao meio ambiente e à qualidade de vida dos santistas por causa da operação de granéis nos terminais do corredor de exportação”.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
(13) 3211-4125
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br / sadao@sadaonakai.com.br