Vereador apoia força-tarefa para os usuários de crack

Medida já foi adotada em São Paulo

1 curtiu

O vereador Sadao Nakai (PSDB) quer conhecer qual será a política adotada pelo novo governo municipal frente aos usuários de crack. O parlamentar apresentou requerimento questionando se há intenção de realizar força-tarefa aos dependentes químicos, assim como já acontece em São Paulo.

Na capital paulista, o governo já adotou a força-tarefa que deu aval ao Estado para internar viciados em crack contra a própria vontade. Secretarias do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil assinaram termo de cooperação para viabilizar o programa.

Sadao é favorável que se adote a mesma medida. O projeto é uma segunda frente no combate ao crack. A primeira etapa é tentar convencer usuários a se internarem voluntariamente. Em cerca de 40 dias, o projeto, parceiro da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, fez o acolhimento de 398 pessoas - 168 deram continuidade ao tratamento, de forma voluntária.

A segunda frente de ação é destinada a quem não aceita o tratamento e está colocando a vida em risco. O usuário de droga em situação mais grave é encaminhado por agentes de saúde para o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod). Lá, médicos avaliarão se a internação é necessária e um juiz vai decidir se o paciente deve ser internado, mesmo contra a vontade.

Assessoria de Imprensa do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br