Vereador alerta paraníveis de poluição do ar

Problema afeta a saúde

1 curtiu
O presidente da Câmara de Santos, vereador Sadao Nakai (PSDB) voltou a usar o plenário para alertar sobre a poluição do ar. Segundo o parlamentar, no dia 1º de agosto, a estação de monitoramento da Cetesb instalada na Ponta da Praia apontou níveis muito ruins.
“Isso prejudica a saúde dos moradores da nossa cidade. Afeta crianças e idosos, gerando ou agravando problemas cardíacos e respiratórios”, explicou.

Sadao é autor da Lei Complementar nº 817/2013, que prevê multas às empresas poluidoras. Lançar resíduos sólidos e material particulado a céu aberto, em procedimentos de transporte, carga e descarga dos produtos, e lançar na atmosfera partículas inaláveis que tornem a qualidade do ar fora dos padrões estabelecidos por lei, estão entre as infrações sujeitas a penalidades. De acordo com a legislação, as multas podem chegar até R$ 50 milhões.

Segundo Sadao, os problemas na qualidade do ar registrados pela Cetesb podem estar associados a operação de grãos realizada no corredor de exportação do cais santista. O vereador sugeriu que a Prefeitura crie, por meio da Secretaria de Saúde, protocolo para o registro dos casos de pacientes que apresentem sintomas relacionados à qualidade do ar. “Nós precisamos gerar provas, inclusive para levar ao Ministério Público”.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br / sadao@sadaonakai.com.br