Travessia de balsas Santos-Guarujá

Sadao defende regra para organizar embarque prioritário

Os impactos no viário provocados pela travessia de balsas Santos-Guarujá foram tema de reunião nesta quinta-feira (06/12) na Dersa, em São Paulo. O encontro que contou com o diretor presidente da empresa, Hamilton de França Leite, e com diretor de operações, Eduardo de Gregório, foi agendado pelo Deputado Estadual Paulo Correa Jr (Patri).

Na reunião, o vereador Sadao Nakai (PSDB) explicou como a rotina da Ponta da Praia é afetada pela fila de carros, principalmente nos dias em que as embarcações apresentam problemas e também falou do embarque de casos classificados como prioritários nas leis federais 10.048/2000 e 10.741/2003 (idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, e pessoas com criança de colo).

Segundo o vereador, essas legislações tratam o atendimento prioritário de forma genérica, ou quando falam do transporte se referem a garantia de assentos e prioridade de embarque nos veículos de transporte coletivo. "Não tem um regulamento do Estado para organizar nas balsas a forma de atendimento das prioridades estabelecidas nas leis federais".

A ideia de regulamentar para garantir e organizar o atendimento prioritário será levada à Assembleia Legislativa pelo deputado Paulo Correa Jr, que se comprometeu a "preparar projeto e apresentar ainda neste ano". Na Alesp ele lidera a Frente Parlamentar de Regulamentação do Transporte Hidroviário por meio do Serviço de Travessia de Balsas do Estado de São Paulo.

O conceito foi bem recebido pelos diretores da Dersa, que explicaram algumas ações da empresa para dar mais qualidade ao serviço de travessia. "Nós já tomamos várias providências e hoje o serviço é melhor do que encontramos. E nós vamos deixar um planejamento para melhorar ainda mais a travessia", garantiu Hamilton de França.

Comissão de vereadores

Além da ação em parceria com o deputado, Sadao Nakai também solicitou a criação de uma Comissão de Especial de Vereadores na Câmara para discutir soluções para os impactos provocados pela travessia Santos-Guarujá e outros temas relacionados ao viário da Ponta da Praia.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer