Tombamento dos chalés de Santos é tema de reunião

Antes de decidir, Condephaat vai avaliar informações

Atendendo solicitação do vereador Sadao Nakai (PSDB), representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) se reuniram, na segunda-feira (dia 9 de novembro), com técnicos do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). O objetivo do encontro foi tratar do processo iniciado pelo órgão estadual para tombar 56 chalés de Santos, medida que deixou descontentes os proprietários dos imóveis.

Para esclarecer dúvidas sobre o processo e auxiliar os munícipes que não concordam com a possibilidade de tombamento, em setembro Sadao realizou audiência pública na Câmara de Santos. Em seguida, por meio de requerimentos aprovados em plenário, o parlamentar solicitou a atuação em conjunto dos órgãos para evitar uma decisão isolada pelo Estado.

Na reunião desta semana, o presidente do Condepasa, Bechara Abdalla Pestana Neves apresentou aos conselheiros do Condephaat a política de preservação de imóveis de Santos, explicando que a cidade tem inventário de estilos arquitetônicos, no qual se incluem os chalés.
Foi explicado também que já há em curso planejamento para a preservação dessa tipologia, em especial dos chalés que ficam nos morros. Os conselheiros do Condephaat solicitaram material, que será analisado.

As informações sobre a reunião foram passadas ao vereador Sadao Nakai para que o parlamentar possa informar aos proprietários dos chalés que aguardam decisão.

Condições físicas e estruturais
No caso dos chalés que estão com problemas estruturais, foi reforçada a necessidade de informar ao Condephaat. Isso porque partir da abertura do processo de tombamento, qualquer intervenção ou obra dependerá de autorização do órgão de patrimônio histórico. Conforme orientação, o ideal é que o proprietário apresente laudo assinado por profissional, detalhando os problemas.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com