Tabagismo: vereador quer ampliação de programa

Município tem apenas quatro unidades para o tratamento

O vereador Sadao Nakai (PSDB) encaminhou ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, estudos para que o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo seja ampliado. Durante a audiência pública realizada na Câmara, no dia 28 de maio, para a prestação de contas da Secretaria de Saúde no primeiro quadrimestre, Sadao reforçou o pedido ao Secretário de Saúde, Marcos Calvo.

O programa contempla apenas 60 pacientes sendo oferecido em duas Unidades Básicas de Saúde (Gonzaga e Embaré) e nos dois ambulatórios de especialidades (Conselheiro Nébias e Zona Noroeste).

De acordo com o secretário da pasta, até abril apenas R$ 3 mil foram investidos no programa com a compra de remédios. "O tabagismo está associado a 90% dos casos de câncer de pulmão. Investindo em medidas que combatam o fumo, os recursos que seriam gastos no combate ao câncer de pulmão poderiam ser reduzidos, remanejando esta verba para outros setores da Saúde", afirma Sadao.

Na mesma audiência, a Secretaria de Saúde fez um balanço das ações realizadas nos três primeiros meses do ano. Até abril, foram gastos R$ 74 milhões, dos R$ 228 milhões destinados à área em 2013. A previsão é que a secretaria utilize 19,35% do orçamento geral do Município, fixado em R$ 1.189.387.000 (aproximadamente R$ 1,2 bilhão).

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o município aplique, no mínimo, 15% do orçamento na área da Saúde.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br / sadao@sadaonakai.com.br