Se nada for feito, erosão vai avançar nas praias de Santos

Vereador quer apoio do Governo Federal para solução

Compartilhe!

1 curtiu
O problema que vem mudando o cenário na Ponta da Praia desde 2010, chegou na Aparecida. A tendência, agora, de acordo com pesquisadores, é que a erosão avance ainda mais. Se nada for feito a areia continuará migrando sentido José Menino, e acumulando a partir do canal 3.

Mesmo não sendo um processo novo, pesquisadores apontam que há influência da dragagem do canal do Porto. Por isso, o vereador Sadao Nakai (PSDB) entende que o Governo Federal tem que colaborar com as ações necessárias para conter as mudanças no perfil praial e os danos causados à estrutura urbana de Santos. O parlamentar encaminhou o assunto à Brasília por meio de ofício enviado, nesta terça-feira, dia 23 de junho, ao deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB).

No documento, Sadao pede atuação do deputado junto ao Governo Federal, destacando a necessidade de apoio orçamentário. O vereador também lista sete requerimentos que foram aprovados pela Câmara de Santos em fevereiro e em abril, e encaminhados à Secretaria de Portos, à Codesp e ao Ibama. Até agora nenhum deles foi respondido.

"O Governo Federal e o Porto não podem continuar de costas para a cidade", argumenta o vereador Sadao ao destacar que a erosão na Ponta da Praia acelerou depois do início da dragagem do Porto.

Na Câmara, Sadao já realizou duas audiências públicas – em 2013 e em 2015 – sobre o tema. O parlamentar defende que a Prefeitura crie um grupo técnico que reúna universidades e pesquisadores, e os estudos que já existem sobre as mudanças no perfil praial de Santos. O objetivo é concluir qual a solução adequada para resolver o problema.

Para isso, em maio Sadao Nakai reuniu na sala de situação do Paço Municipal representantes da Prefeitura e alguns pesquisadores. Participaram do encontro, técnicos da Unisanta, Unimonte, Unifesp, e do Instituto Maramar.

A formalização da governança também foi apontada por Sadao por meio de emenda apresentada ao Projeto de Lei 120/2015, que trata das diretrizes orçamentárias. A proposta será votada pela Câmara nesta quinta-feira (dia 25).



Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com
(13) 3211-4179 / 7810-5326

Álbum de Fotos