Santos será a primeira cidade da Baixada a contar com o Programa de Metas

Projeto aprovado em primeira discussão volta ao plenário em 10 dias

Compartilhe!

1 curtiu
A Câmara de Santos aprovou na segunda-feira (dia 7 de novembro) o Programa de Metas, Projeto de Emenda à Lei Orgânica 6/2015, de autoria do vereador Sadao Nakai (PSDB). A proposta prevê que todo prefeito eleito ou reeleito apresente até 90 dias após sua posse as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas para cada um dos setores da Administração.
 
O projeto será submetido ao plenário novamente, o que só deve ocorrer em 10 dias, conforme determina a Lei Orgânica. Caso seja aprovado em segundo turno, Santos será a primeira cidade da Baixada Santista a contar com este instrumento. A ideia segue modelos já implantados em 47 municípios do país, incluindo capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 
 
Segundo o vereador Sadao Nakai, o programa cria mecanismos de monitoramento para que a população se aproprie dos compromissos assumidos pelo governo municipal e sua efetiva implementação ao longo dos quatro anos da gestão, "ajudando a consolidar o processo democrático e ampliando a transparência dos atos dos governantes". 
 
Além da apresentação do documento inicial, a cada seis meses o Executivo divulgará os indicadores de desempenho relativos à execução dos itens do Programa de Metas, que seguem critérios como inclusão social, atendimento das funções sociais da cidade, combate à poluição, universalização do atendimento dos serviços públicos municipais, entre outros. 
 
Ao final de cada ano, o prefeito divulgará o relatório da execução do Programa de Metas e, durante a gestão, sempre na primeira quinzena de dezembro, comparecerá à Câmara para prestar contas aos vereadores.
 
Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer
imprensasadao@gmail.com
(13) 3211-4179 / 99172-1291