Sadao quer que árvore caída seja substituída em 7 dias

Projeto de lei está em análise na Câmara dos Vereadores

Freepik

Disciplinar a substituição de árvores que caem nos espaços públicos. Este é o objetivo do Projeto de Lei 0159/2019, de autoria do vereador Sadao Nakai (PSDB). A proposta determina que novo exemplar seja plantado no mesmo local em, no máximo, sete dias após a remoção total do vegetal que caiu.

No projeto de lei, Sadao propõe que quando o setor competente da Administração Municipal avaliar o local como inadequado para o plantio, deve indicar outro. Estipula também que as espécies plantadas devem ser adequadas ao meio urbano.

"Não há cidade saudável sem árvores. Basta ver os benefícios que esses vegetais proporcionam: conforto térmico, melhoria da qualidade do ar e beleza às vias públicas", cita Sadao. Por isso é imprescindível que o plantio de novas árvores em substituição às que sofrem queda seja garantido de forma rápida e adequada.

Bandeira de Sadao

O tema da arborização responsável na cidade não é novo para Sadao, que propôs e conseguiu aprovar uma legislação específica em 2016. Trata-se da Lei Municipal 3.269/2016, que obriga o cadastramento das árvores situadas em logradouros, passeio público e próprios municipais.

A regra tem o objetivo de identificar a arborização urbana e fornecer informações necessárias para a definição de práticas de manejo e monitoramento adequados. Além disso, todas as informações de cada exemplar arbóreo deveriam ser disponibilizadas na internet.

De acordo com a legislação, o cadastro deve conter número, espécie, localização, estado fitossanitário, periodicidade para corte e/ ou poda da espécie, data da última poda, data prevista da próxima poda, data da vistoria e identificação do engenheiro agrônomo autor do laudo.

Apesar de estar vigente há quase três anos, a lei até o momento não foi cumprida. "No Orçamento de 2019 ‘carimbei’ R$ 150 mil por meio de emenda no orçamento para a Secretaria de Meio Ambiente contratar uma empresa para fazer esse diagnóstico. Apenas com ele nas mãos vai ser possível fazer o correto manejo das árvores", argumenta Sadao.

Assessoria de Imprensa do Vereador Sadao Nakai (PSDB)
Gustavo T. de Miranda
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br
imprensasadao@gmail.com