Sadao pede informações sobre o Santos Novos Tempos

No site de transparência há informações desencontradas

O vereador Sadao Nakai (PSDB) voltou a pedir transparência da Prefeitura sobre o Programa de Macrodrenagem Santos Novos Tempos. Por meio de requerimento, o parlamentar enviou 15 questionamentos a respeito da ação, que se arrasta por anos, sem deixar uma solução definitiva para o problema das inundações nos bairros da Zona Noroeste, os mais castigados da cidade quando chove.

"Quando digo que a transparência é absolutamente importante para a administração pública é para deixar todas as ações da Prefeitura visíveis e a população sem dúvidas. Não é o caso do que vem acontecendo com as obras do programa Santos Novos Tempos. Estou cobrando algumas informações para que a gente possa enfim entender o status das intervenções", criticou Sadao.

Para ele, há muitas informações desencontradas. No site Dados Abertos, de transparência municipal, aparecem diversas fontes de pagamento e quase nenhum progresso na construção de comportas e estações elevatórias na Zona Noroeste. “Encontrei algumas inconsistências. Estou cobrando por qual motivo o contrato de serviços especializados em geotecnia consta no mapa de projetos e obras como 0% executado e 45,65% pago. O prazo está vencido e o contrato como está?".

Sadao aponta que, em outros casos, obras, como a construção de um piscinão, aparecem com duas informações conflitantes: ora classificado no mapa da Prefeitura como “em licitação”, ora como “em andamento”. “Fiz uma série de questionamentos para que fosse possível entender, de uma vez por todas, qual o estágio do programa hoje em dia”, diz.

Promessas do programa
Sadao lembra que quando o projeto foi apresentado, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo Tavares Papa, explicou-se que os bairros da Zona Noroeste foram construídos em nível abaixo das marés máximas e alagam em chuvas fortes e dias de marés altas. "O programa englobaria um sistema de macrodrenagem composto de galerias, canais, comportas e estações de bombeamento", conta.

Para simplificar, após a construção de tudo - as comportas, as estações de bombeamento, galerias e canais - o sistema de drenagem contaria com canais e galerias onde a água escoaria livremente por gravidade para o estuário no cenário de maré baixa e sem chuva, com as comportas abertas e bombas desligadas.

Quando houvesse maré alta e chuva forte, as comportas estariam fechadas, bombas desligadas e os canais e galerias encaminhariam águas para reservatórios de retenção e reservatórios de acumulação. No mesmo cenário, só que com bombas ligadas, haveria envio das águas pluviais dos reservatórios de acumulação para o estuário além das comportas.

Assessoria de Imprensa do Vereador Sadao Nakai (PSDB)
Gustavo T. de Miranda
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br
imprensasadao@gmail.com