Sadao cria projeto para revitalizar escadarias de morros

Objetivo é transformar locais em pontos turísticos

Estimular empresas, entidades privadas e de servir a colaborar com a Prefeitura para revitalizar as escadarias dos morros de Santos. É o que pretende o projeto de lei 0132/2019, de autoria do vereador Sadao Nakai, que cria o Programa Cores dos Morros.

Entre as diretrizes do projeto estão: proporcionar melhoria nas condições de acessibilidade e mobilidade nos morros; agregar valor aos espaços públicos com arte urbana; transformar as escadarias dos morros de Santos em pontos turísticos e atrair campanhas publicitárias, fotográficas, produções de filmes e videoclipes nos locais.

Quando aprovado, o programa institui um termo de cooperação a ser firmado entre empresas, entidades privadas e de servir e a Prefeitura. O empreendedor executa a revitalização na escadaria. Com isso, a entidade colaboradora poderá instalar placa de divulgação com nome e logomarca na área.

Sadao se inspirou em escadarias que já ganharam o imaginário nacional, como a Seláron, no Rio de Janeiro, a do Potápio, em São Paulo, e a 24 de maio, em Porto Alegre. "Esses locais se transformaram em cartões postais das cidades. Com a internet, eles viralizaram nas redes sociais, atraindo produções de vídeos e campanhas publicitárias", diz.

Além disso, o vereador acredita que é uma ótima oportunidade para usar arte para revitalizar e transformar espaços públicos pouco atrativos ou degradados. "A principal característica da arte urbana é transformar a realidade. Vai ser possível, até, contar com a participação de artistas da própria comunidade", argumenta Sadao.

Gustavo T. de Miranda
assessoria do vereador Sadao Nakai