Requerimentos pedeminformações sobre os serviços

Trabalhos apontam a participação das cooperativas

O vereador Sadao Nakai (PSDB) apresentou na sessão de segunda-feira (dia 25 de maio) 12 requerimentos questionando a Prefeitura sobre o serviço de coleta seletiva. Os trabalhos foram elaborados a partir de audiência pública realizada na Câmara com a participação das cooperativas de catadores.

Entre as questões encaminhadas ao Executivo, Sadao aborda, por exemplo, o contrato com a Prodesan para a realização da coleta, transporte, separação, armazenagem e comercialização do material. O vereador também pergunta sobre a instalação de mais galpões de separação de material reciclável. Hoje há apenas um galpão na Alemoa.

Sadao Nakai também quer saber quando será implantado no município o primeiro Posto de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável. O Plano Municipal de Saneamento e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santos estabeleciam a instalação de cinco PEVs.  No entanto, a ideia ainda não saiu do papel. Da mesma forma, os documentos apontavam a instalação de mais galpões de triagem.

Os equipamentos tinham como objetivo melhorar o resultado do serviço. Apesar de existir desde 1990 e de atender toda a área insular de Santos desde 1995, o programa recolhe somente cerca de 450 toneladas por mês.

Fora do serviço oficial de coleta, as cooperativas de catadores também atuam na cidade. Sadao entende que é preciso inserir esses trabalhadores organizados no programa. Por isso, um dos requerimentos apresentados questiona a Prefeitura sobre quais medidas indutoras estão previstas para fomentar as cooperativas de catadores de recicláveis.

A realização de reunião entre a Administração Municipal, a Prodesan e representantes das cooperativas Paratodos, Comares, Cooperbem, Instituto Neias, e Ong Sem Fronteiras para tratar da revisão do sistema também foi solicitada pelo vereador Sadao Nakai.

"O modelo de operação precisa ser revisto. E as cooperativas podem ser inseridas em um novo formato. Além disso, será necessário criar legislação impondo responsabilidades aos grandes geradores. Todas essas ações, com certeza, vão melhorar os resultados gerando renda a esses trabalhadores e colaborando com a preservação do meio ambiente", argumenta Sadao.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
imprensasadao@gmail.com