Qualidade do ar: Ponta da Praia está entre as piores

Vereador quer ação das secretarias municipais

1 curtiu

O vereador Sadao Nakai (PSDB) tem realizado uma série de ações visando amenizar o problema da poluição ambiental que vem se alastrando em vários bairros da cidade, em especial na Ponta da Praia, Aparecida, Estuário e Macuco.

De acordo com um estudo apontado pelo vereador em plenário, em 2012 a Cetesb classificou a região da Ponta da Praia como a terceira pior em concentração de micropartículas, quando a qualidade do ar fica abaixo do recomendado devido à alta concentração destes componentes.

O bairro está atrás somente de dois locais de Cubatão (Vila Mogi e Vila Parisi), onde o ar é prejudicado pela atividade industrial. Em Santos, segundo dados apurados pelo vereador, a concentração de micropartículas aumenta principalmente no período de safra. Um problema grave e que vem aumentando a cada recorde de exportação de grãos.

Em função destes dados, Sadao encaminhou ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, uma série de reivindicações.

À Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o vereador pede a identificação da abrangência de poluição das micropartículas nos bairros lindeiros ao Porto (Ponta da Praia, Aparecida, Estuário e Macuco), criando mapa da situação, e contratando laudo de identificação das micropartículas.

À Secretaria de Saúde, Sadao solicita a realização de monitoramento de problemas respiratórios e laudo de diagnóstico da origem e identificação da residência do munícipe.

À Secretaria de Assuntos Portuários (Seport), que faça controle de movimentação dos caminhões na descarga dos grãos no corredor de exportação por dia, horário e quantidade.

À CET, o vereador pede controle do viário para evitar congestionamento e desordem pública no lado externo do corredor de exportação.

Qualidade do ar
O munícipe que desejar acompanhar a qualidade do ar e buscar mais informações para o controle da poluição, deve acessar o endereço
www.cetesb.sp.gov.br - no campo superior - AR/QUALIDADE AR/MAPA QUALIDADE AR/ INTERIOR E LITORAL, aparecerá um mapa do Estado com todas as estações de monitoramento. Basta clicar em Santos/Ponta da Praia.

A Cetesb classifica os sintomas associados à quantidade de micropartículas por metro cúbico, das partículas inaláveis: Regular 51 - 100 - Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada. Inadequada 101 - 199 - Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.

Sadao alerta que uma maneira de agilizar o envolvimento das autoridades é registrar denúncia junto à Cetesb sobre a qualidade do ar, pelo telefone 3227-7767. O parlamentar defende a utilização de filtros nos corredores de embarque e desembarque de grãos, para que as micropartículas não se espalhem nos bairros.

Assista ao vídeo

Fique por dentro das ações do Sadao on line. Acesse https://www.facebook.com/pages/Vereador-Sadao-Nakai-PSDB-Santos/203121459712984 e curta a fun page do vereador.

Assessoria de Imprensa do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br