Projeto prevê identificação de torcedores nos estádios

Medida visa garantir segurança aos frequentadores

Curtir

Identificar torcedores nos estádios de futebol já é lei em algumas capitais brasileiras, como Porto Alegre e Curitiba. A medida visa coibir a ação de marginais e garantir mais segurança aos torcedores. Com esse propósito, o vereador Sadao Nakai (PSDB) apresentou novamente este projeto de lei na Câmara de Santos. O parlamentar já havia defendido esta proposta no mandato passado, na sessão do dia 14/12/2009, mas foi vetada pelas Comissões da Casa e acabou sendo arquivada.

De acordo com a propositura, os estádios deverão ter monitoramento por imagem nas catracas e gravação fotográfica para identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido, registrando dia, hora e local de acesso. As informações devem ser preservadas no prazo de 30 dias. Os funcionários do estádio também teriam que portar identificações.

O Estado do Rio Grande do Sul é pioneiro no cadastramento de torcedores. O Beira-Rio, estádio do Internacional Sport Clube, já possui mais de 85 mil inscritos entre associados e torcedores. Quem frequenta o estádio é identificado como sócio, torcida organizada, menor de idade ou idoso, com carteira pessoal e intransferível. Os integrantes das torcidas organizadas têm carteira de identificação com foto. Para entrar no estádio, é exigida a comprovação de digital, além da carteira.

O estádio, que já contava com o Posto de Triagem da Polícia Militar ganhou, ainda, posto da Polícia Civil e Juizado Especial Criminal.

Nakai também já havia solicitado, junto à Prefeitura, a instalação de câmeras de vigilância ao redor do estádio da Vila Belmiro. A medida visa identificar e coibir a ação de marginais em dias de jogos.

A indicação foi proposta na sessão do dia 1º de junho de 2009, logo após a final do Campeonato Paulista entre Santos x Corinthians. Na ocasião, moradores do bairro do Campo Grande viveram momentos de pânico, com as ruas Arnaldo de Carvalho, Amazonas, Pedro Américo e Espírito Santo transformadas em palco de guerra entre torcidas organizadas e a Polícia Militar.

Assessoria de Imprensa do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br