Projeto de Sadao quer que CET/Santos preste contas na internet

Hoje, dados estão restritos a Executivo e Legislativo

Publicar na internet as contas dos convênios celebrados entre a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET/Santos) com a Prefeitura. É o que pretende obrigar o projeto de lei 079/2019, de autoria do vereador Sadao Nakai.

No projeto de lei, Sadao quer que a empresa municipal mantenha no ambiente online as notas de débito, ordens de serviços emitidas, demonstrativos e relatórios de progresso, para consulta no site www.cetsantos.com.br.

Na sua justificativa, Sadao cita que notas de débito da CET/Santos demonstraram que os serviços prestados pelo órgão em 2018 consumiram, em média, R$ 800 mil a cada quinzena. O convênio para este ano prevê um empenho de R$ 22 milhões do orçamento municipal na realização de serviços de operação e fiscalização de trânsito, planejamento, fiscalização e projetos de transportes, projetos e obras de modernização da sinalização viária e educação no trânsito.

Para Sadao, a prestação de contas obrigatória, limitada a Prefeitura e ao Legislativo, não proporciona o acesso da população aos valores e serviços realizados. "A limitação de acesso à informação, além de divergir do princípio de publicidade que a administração direta e indireta deve obedecer, de acordo com a Constituição Federal, também fere a imagem do Município, que é reconhecido por órgãos de controle como uma das cidades mais transparentes do País", pondera.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Gustavo T. de Miranda