Processo acelerado deerosão exige solução

Tema será debatido em audiência pública nesta terça

Compartilhe!

Curtir
Avaliar a relação entre a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos e a perda de sedimentos na Ponta da Praia e na Praia do Góes, e pensar ações para mitigar os danos. Estes são os principais objetivos da audiência pública que será realizada na Câmara de Santos. O encontro que reunirá autoridades e especialistas acontecerá nesta terça-feira, dia 7 de abril, às 19 horas, e será organizado pelo vereador Sadao Nakai (PSDB).

Esta é a segunda audiência pública promovida pelo parlamentar com o objetivo de buscar soluções para o processo acelerado de erosão. O primeiro debate ocorreu em outubro de 2013. Na ocasião foi apresentado o resultado do monitoramento contratado pela Codesp para avaliar possíveis impactos da dragagem. O estudo concluiu que o aprofundamento do canal não era, até aquele momento, o fator determinante para o que está ocorrendo.

No entanto, Sadao destaca que o monitoramento apresentado se limitou ao período de 2010-2011. Fotos apresentadas pelo vereador naquela audiência pública já apontavam que entre 2011 e 2013 muitas mudanças foram registradas. "E a erosão continua aumentando. Por isso é importante o monitoramento do perfil praial, com um diagnóstico completo das alterações."

Somente através de pesquisa será possível apontar solução para mitigar os danos à estrutura urbana. Além da perda da faixa de areia, muretas, escadas de acesso à praia, postes de iluminação e tubulações foram afetados. Sadao teme que numa situação de ressaca, os danos na estrutura urbana possam ser ainda mais sérios.


Convidados

Para a audiência pública foram convidados representantes das Prefeituras de Santos e de Guarujá, da Codesp, do Conselho de Autoridade Portuária, do Ministério Público, do Ibama, de universidades e ongs.



Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer
imprensasadao@gmail.com
3211-41479 / 7810-5326

Álbum de Fotos