Ponta da Praia: vereadores constatam obras na área do terminal

Trabalhadores da pesca e armadores estão preocupados

Curtir
Os vereadores Sadao Nakai, Audrey Kleys, Fabrício Cardoso e Geonísio Pereira Aguiar  foram ver de perto as ações do Programa Nova Ponta da Praia na área do terminal pesqueiro. Em visita ao local nesta quinta-feira (21) eles constataram que as intervenções do viário daquela região já estão acontecendo. No local também estão armazenados materiais necessários para a execução do projeto.

A comissão de vereadores estava acompanhada por armadores e trabalhadores da pesca que demonstraram preocupação com o andamento das obras e apontaram algumas necessidades. Um dos conflitos é a caixa d'água que precisará ser retirada. Também o espaço necessário para os caminhões.

Em novembro o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos recebeu ofício da Prefeitura que solicitava a desocupação da edificação que existe no local. O documento pedia desocupação imediata, "tendo em vista o início da execução das obras no mês de dezembro". Em resposta, a entidade solicitou reunião com representantes da Prefeitura, mas até o momento o encontro não ocorreu. "Nós não sairemos daqui se não tiver uma reunião", disse Francisco Erivan Pereira, presidente da categoria.

Sadao orientou que os armadores e trabalhadores da pesca passem informações à Prefeitura para que sejam consideradas no Estudo de Impacto de Vizinhança referente ao Centro de Convenções que será construído na área. "É importante vocês se manifestarem. Eles precisam entender como é a atividade de vocês".

Ficou definida a criação de uma comissão que se reunirá na próxima semana com a Prefeitura e os vereadores. Na visita ao local nesta quinta-feira também estavam presentes o gestor do Terminal Pesqueiro, Milton Lamas, o gestor da Unidade de Gerenciamento do Programa Nova Ponta da Praia, Glaucus Farinello, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Eduardo dos Santos.

Projeto

O Programa Nova Ponta da Praia foi anunciado pela Prefeitura em 18 de janeiro, com investimentos de cerca de R$ 130 milhões da iniciativa privada. O pacote de obras está divido em dois termos de compromisso firmados com o Grupo Mendes com base na nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lei Complementar 1006/2018) que permite alteração no uso do Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (Nide 4 – Sorocabana), onde está localizado o atual centro de convenções e no Nide 6 (Clubes).

No Nide 6 o grupo empresarial vai construir empreendimento residencial e para isso pagará outorga onerosa de alteração de uso de R$ 43 milhões. No Nide 4 o empreendedor poderá realizar outra atividade após construir novo centro de convenções e entregar para a Prefeitura.

Matéria publicada no portal da Prefeitura na quarta-feira (20) afirma que a primeira etapa das obras de remodelação viária do projeto Nova Ponta da Praia serão iniciadas na segunda-feira (25), no cruzamento da Rua Afonso Celso de Paula Lima com a Avenida Saldanha da Gama.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer