Pias reforçam higiene dos clientes das feiras livres de Santos

Equipamentos foram adquiridos com emenda parlamentar destinada pela Câmara de Santos

Curtir

Os consumidores das feiras livres de Santos já contam com pias públicas para auxiliar na manutenção da higiene, reforçando a batalha da população contra a pandemia de coronavírus. Os equipamentos estão instalados nas feiras da cidade, a partir de uma parceria entre os feirantes e o poder público municipal. Ao todo, 15 pias de aço-inox foram adquiridas, graças à destinação de emenda destinada pela Câmara dos Vereadores de Santos - a verba, inicialmente, serviria a enviar atletas para uma maratona no Japão.

O autor da emenda é o vereador Sadao Nakai (PSDB). A demanda surgiu a partir do diálogo com os feirantes. Desde que foram baixados decretos restringindo as atividades no comércio local, a Câmara tem sido procurada pela categoria, que pleiteava aperfeiçoar as restrições e impedir que elas agravassem ainda mais a crise no segmento. “A gente conversou bastante. Notei a emenda que destinava verba para levar atletas santistas para a maratona de Shimonoseki, no Japão. Necessária, mas no cenário atual, totalmente adaptável à realidade”, argumenta.

Os comerciantes estão muito satisfeitos com a aquisição dos equipamentos. “Por enquanto  estamos em fase  experimental, só que está  tendo uma grande  adesão  dos feirantes, colaboradores e sendo bem aceito pela população”, argumenta Elias Fernandes, da barraca Frango do Elias.

Para ele, tudo ainda é  muito novo, mas  pela qualidade e praticidade das pias, a iniciativa já é um sucesso. “A procura ainda é pouca porque ainda é novidade. Mas acho que a coisa vai pegar aos poucos. É uma vantagem essa pia, porque ela não precisa de encanamento, não precisa de nada. Quem teve essa ideia está de parabéns”, diz o feirante, que trabalha no ramo há 42 anos.

Outro que ficou satisfeito com a iniciativa é o feirante Wagner Silva, da barraca WA Pescados. “O pessoal ficou contente com a pia, quem usa se sente mais protegido. A pessoa quando sai de casa pode sujar a mão, então é importante isso. Muita gente já está cansada de usar gel em álcool. Água e sabão é muito mais eficiente”, explica.

Os feirantes se dividiram em grupos e eles ficam responsáveis por manter os equipamentos com água limpa, com detergente e com lenços de papel. “Temos um cadastro e cada um é responsável por verificar essas condições um dia. A ideia é manter três pias por feira. Acho que agora o mais importante é o cidadão compreender que elas estão aqui para ser usadas, para ajudar o santista a ter mais segurança e poder vir aqui, levar os seus alimentos de sempre”, diz o peixeiro.

Álbum de Fotos