Palestra da Escola do Legislativo lembra 50 anos da Revolução dos Cravos

Curtir
A Escola do Legislativo e da Cidadania (ELC) da Câmara Municipal de Santos está com inscrições abertas, por meio do seu portal (www.camarasantos.sp.gov.br/escola), para a palestra “50 anos da Revolução dos Cravos”. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 11h30, no formato on line pela plataforma Zoom.

Portugal celebra no dia 25 de abril os 50 anos da Revolução dos Cravos, movimento que deu início à retomada da democracia naquele país. A revolta chama a atenção por ter acontecido sem combates nem derramamento de sangue, unindo cerca de 5 mil jovens oficiais do Exército e civis, cansados das arbitrariedades e da perda da qualidade de vida.

Os cravos vermelhos, colocados nas armas dos militares que deixaram os quartéis e se juntaram ao povo, tornaram-se o símbolo da Revolução. O movimento abriu caminho para a realização de eleições e para a independência das colônias portuguesas na África: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Santos se insere nesse contexto por ser considerada a cidade mais lusitana do Brasil, seja pela quantidade de nascidos em Portugal ou descendentes residentes no município, seja pela sua história. A cidade foi fundada pelo navegador português Braz Cubas e desde então carrega traços marcantes ligados às tradições portuguesas.

O palestrante será o jornalista Henrique Rodrigues, correspondente em Lisboa que vem acompanhando as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Álbum de Fotos