Nota de falecimento: Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina

Compartilhe!

1 curtiu
A Câmara Municipal de Santos manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina, ocorrido na noite desta terça-feira, 9 de abril.

Jorge vinha lutando desde o início do ano contra as complicações de um acidente vascular cerebral (AVC).

A Casa expressa votos de solidariedade aos familiares, amigos, correligionários e a todos os que acompanharam a trajetória política do ex-vereador.

Comunicamos que o velório está sendo realizado na Santa Casa de Santos e que o sepultamento será no Cemitério da Filosofia, às 14h30. Jorge Carabina deixa esposa e cinco filhos.
 
Biografia

Carioca do Méier, onde nasceu em 3 de agosto de 1949, Jorge Vieira da Silva Filho mudou-se com a família para Santos em 1958, em virtude da transferência do pai, funcionário da Alfândega. Estudou na Emef Lourdes Ortiz e depois na Escola Maria Auxiliadora, em Campinas, e Borba Gato, em São Paulo. Atualmente integra o PPS (Partido Popular Socialista).

Ex-jogador do Fluminense, foi também jogador aspirante do Santos Football Club em 1967, integrando a equipe que tinha Everaldo e Reinaldinho. Vem dessa época a origem de seu apelido Carabina, por ter o mesmo estilo de jogo do zagueiro Waldemar Carabina, do Palmeiras.

Aposentado como estivador, após 33 anos de trabalho no cais da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Jorge Vieira desenvolveu longa atuação na educação preventiva de meninos e jovens carentes na faixa de 8 a 21 anos.

A iniciativa envolvia principalmente atividades esportivas, realizadas nas praias e nas quadras da Associação Atlética Portuários, alugadas por ele.

Em 2004, elegeu-se vereador pelo Partido Republicano Progressista (PRP) e reelegeu-se em 2008 e 2012, desta vez no Partido Liberal (PL). Em 2016 ficou como suplente, mas assumiu a vaga quando o vereador Cacá Teixeira (PSDB), atual presidente da Casa, assumiu a Secretaria Municipal de Gestão.