Níveis de poluição do ar serão divulgados diariamente

Projeto prevê publicação no Diário Oficial e no Facebook da Prefeitura

Os níveis de poluição do ar serão divulgados diariamente no Diário Oficial de Santos e no Facebook da Prefeitura. É o que prevê o Projeto de Lei 62/2016, do vereador Sadao Nakai (PSDB), que tem como objetivo alertar a população principalmente sobre os cuidados necessários com a saúde nos dias em que a qualidade do ar está prejudicada.

A ideia surgiu a partir de projeto do jovem Rodan Antônio de Sá Mello Silva. O estudante participou, em 2015, do Parlamento Jovem, em Brasília, quando propôs legislação obrigando aos veículos de comunicação a divulgação dos níveis de poluição do ar. Rodan desenvolveu a proposta com base na sua realidade. Morador do bairro Aparecida, ele sente os efeitos da poluição gerada pelas atividades do Porto e procurou o vereador Sadao para que aplicasse o projeto em Santos.

Como a cidade já conta com duas estações de monitoramento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com avaliações diárias das micropartículas e dos níveis de poluição, seria necessário apenas divulgar esses dados. "A informação já existe, mas precisa chegar a um número maior de pessoas", explica Sadao.

O vereador atua pela melhoria da qualidade do ar desde 2011, quando promoveu abaixo-assinado com mais de 2 mil adesões pedindo providências ao Ministério Público, à Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e à Cetesb sobre a poluição gerada pelo embarque de grãos no Corredor de Exportação da Ponta da Praia, que impacta também os bairros Aparecida, Macuco, Estuário, Embaré e Boqueirão. O problema é tão sério que em 2012 a Cetesb classificou o ar da Ponta da Praia como o terceiro pior do Estado.

Sadao também é autor da Lei Complementar 817/2013, que prevê multa de até R$ 50 milhões para empresas poluidoras. Para o vereador a ideia do jovem Rodan é um importante complemento ao trabalho já iniciado na cidade para melhorar a qualidade do ar. O projeto foi apresentado em plenário no dia 7 de abril e passará por análise das comissões da Câmara antes de ser votado.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer