Mudanças no viário da Ponta da Praia

Sadao critica alterações que podem sobrecarregar trânsito

No plenário da Câmara, o vereador Sadao Nakai (PSDB) criticou as alterações promovidas no viário da Ponta da Praia por causa do acesso às balsas. Desde segunda-feira (05/11) o trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama, a partir do Canal 7, ficou exclusivo para os veículos com destino à travessia. A alteração obriga os demais carros, motos, caminhões e ônibus entrarem no canal 7 e, em seguida, na Avenida Rei Alberto I. Para o parlamentar a mudança pode sobrecarregar esta via e prejudicar a rotina do bairro.

"O município sempre colaborou com a travessia destinando área urbana para a fila. A diferença é que antes havia eficiência do serviço de balsas e agora não há mais. É fácil colocar a culpa na falta de espaço do município para a fila, mas a verdade é que o serviço de travessia é precário e ineficiente. Então não é dando ainda mais espaço da área urbana para a fila que tudo será resolvido". Para Sadao não é justo que a cidade fique com o ônus dos problemas da balsa.

Filas

Na Avenida Rei Alberto I ficarão as filas para embarque preferencial e dos veículos com hora marcada para a travessia. Na terça-feira (6) Sadao percorreu toda a região até o acesso às balsas para verificar os impactos. O vereador já observou a via com mais veículos do que o normal, enquanto a avenida da praia estava vazia.

"A mobilidade na Rei Alberto já é complicada. Do lado direito no trecho a partir do canal 7, na pista sentido Avenida Mário Covas, tem vários pontos finais de ônibus. Ali os veículos de transporte coletivo e seletivo ficam parados por 15 minutos. Do lado esquerdo na mesma pista próximo ao Mercado de Peixe tem um ponto de táxi. As calçadas são cheias de obstáculos e há movimentação intensa de pedestres. Com a mudança esta via está recebendo fluxo maior de veículos."

Sadao vai acompanhar a situação em outros dias e em horários variados. O vereador já está preparando uma série de questionamentos que serão apresentados na Câmara e enviados à Prefeitura e ao Governo do Estado.

A travessia Santos-Guarujá, segundo a Dersa, é considerada a maior do mundo em volume de veículos, com média diária de 23 mil. Além dos problemas com as embarcações e da frota de carros cada vez maior, os embarques prioritários agravam o caos das balsas.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer