Motoristas da Piracicabana podem desconhecer trajeto das linhas

Passageiros chegam a orientar caminho a ser percorrido

Curtir

O vereador Sadao Nakai (PSDB) está apurando a denúncia de munícipes que alegam que os motoristas, recém-contratados da Viação Piracicabana, não sabem percorrer o trajeto da linha de ônibus a qual dirigem.

No final do ano passado, o parlamentar recebeu denúncias de munícipes alegando que alguns motoristas, recém-contratados, da Viação Piracicabana, não sabiam o trajeto dos ônibus. Alguns passageiros estariam ajudando os motoristas, indicando os locais para parar e quais vias a serem percorridas.

No dia 21 de novembro de 2011, Nakai apresentou requerimento solicitando informações sobre o número de ônibus da Viação Piracicabana, número de motoristas afastados por motivo de saúde e qual era o programa de treinamento para o motorista recém-contratado.

Em resposta ao requerimento nº3541/2011, a empresa afirma que, “no primeiro dia na linha, o motorista sai como passageiro, apenas para observação; no segundo dia, é acompanhado por motorista que era efetivo, que repassa para o novato as peculiaridades da mesma, tais como: itinerários, pontos (locais e horários) de maior movimento, vias que merecem maior atenção etc”.

De acordo com o vereador, a resposta demonstra descaso ao citar a palavra “peculiaridades” em questões de vitais importância para o motorista. “Em uma cidade como o Santos, onde o trânsito é cada vez mais caótico, o motorista deve estar bem preparado para enfrentar a situação do dia a dia, ainda mais o motorista de transporte público, que lida com o trânsito todo o dia. A resposta dá a impressão que o motorista aprende o trajeto no dia a dia. Aprender o trajeto em apenas dois dias é um desafio assustador”, afirma Nakai.  Diante deste fato, o parlamentar apresentou outro requerimento na volta do recesso, dia 13/02/2012, cobrando explicações mais detalhadas.

Números – De acordo com a Gerente de Transportes Públicos, Dalvaní Pereira da Silva, Santos conta com 305 coletivos. Destes, 284 estão circulando e o restante, 21 ônibus, são a frota reserva. O quadro efetivo conta com 882 motoristas. Um dado preocupante refere-se ao número de profissionais afastados: 134, aproximadamente 15% do total. Os motoristas cumprem uma carga horária de 44 horas semanais, mas de acordo com reportagem da TV Tribuna, exibidas em janeiro de 2012, os próprios motoristas se queixaram que trabalham muito mais.

Daniel Nakajima

Gabinete vereador Sadao Nakai