M.Nascimento terá ginásio público de ginática artística

Parlamentar destinou verba do orçamento para a reforma

Pioneira na área esportiva, Santos mais uma vez sai na frente e, em breve, terá o primeiro ginásio público de ginástica artística da cidade. A novidade deverá funcionar nas dependências do Centro Esportivo ‘Manoel Nascimento Jr’, na Zona Noroeste.

Para viabilização do projeto de reforma do local, o centro esportivo conhecido por M. Nascimento, receberá verba de R$ 211 mil decorrente da emenda para o orçamento municipal de 2013, apresentada no início de novembro pelo vereador Marcus De Rosis.

Isso porque, desde 2010, os vereadores têm à disposição uma verba parlamentar para ser destinada para melhorias no município. A medida é fruto de um acordo entre a Câmara e o prefeito João Paulo Papa.

O lançamento da pedra fundamental do ginásio de ginástica artística aconteceu no dia 13 de novembro. O novo equipamento municipal será usado para treino de atletas, escolinha de iniciação à modalidade e eventos. Com prazo estimado de 360 dias, as obras não vão interferir no funcionamento do \'M. Nascimento\'.

O  ginásio ocupará a área onde hoje existe um dos campos de areia do centro esportivo. O outro campo e as quadras serão preservados, bem como a piscina, centro de convivência e espaço para ginástica.

Com 1.890 m² de área construída, o ginásio terá dois pavimentos e plena acessibilidade. O térreo será destinado aos equipamentos da modalidade – tablado para solo, trave, argolas, barras paralelas e fixa, salto e cavalo com alças, além de quatro vestiários (para árbitros e acessíveis), ambulatório médico e dois depósitos.

No pavimento superior ficarão os alojamentos feminino e masculino com sanitários, salas de musculação, de professores e de fisioterapia, mais quatro sanitários, copa e depósito. A arquibancada em concreto terá capacidade para 200 pessoas e área para cadeirantes. A edificação contará com elevador.

Segundo a Semes (Secretaria de Esportes), os equipamentos de ginástica serão doados pela Usiminas, por meio de lei estadual de incentivo ao esporte. Atualmente, as atividades de ginástica artística são realizadas no Brasil FC, na Aparecida. O projeto do novo espaço esportivo é assinado pelo arquiteto Aguinaldo Secco, da Seplan (Secretaria de Planejamento), que também respondeu pela Arena Santos.