Lei prevê teste do coraçãozinho

Exame ajuda a salvar vidas

Curtir

Enviando votos de congratulações ao companheiro de partido, deputado estadual Jorge Caruso, o vereador Marcus De Rosis (PMDB), apresentou o requerimento nº 2418/2013, na última sessão ordinária do primeiro semestre(dia 27 de junho), relatando a importância da aprovação do Projeto de Lei Estadual 1080/2011, que obriga a realização do teste do coraçãozinho em recém-nascidos nos berçários das maternidades de São Paulo.

Aprovada no dia 4 de junho na Assembleia Legislativa, a lei determina que as maternidades de São Paulo realizem o chamado exame de oximetria . O exame é simples, indolor e ajuda a salvar vidas. Realizado nos membros superiores e inferiores dos bebês, após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar, e mede os níveis de oxigênio no sangue para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. “Precisamosdivulgar e implantar o quanto antes essa lei em todo o Estado, que podesalvar vidas”, salienta De Rosis.

De acordo com a Associação de Assistência à Criança Cardiopata-Pequenos Corações nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardíacos por ano. A cada 100 bebês nascidos vivos, um é cardiopata. Desses 23 mil, pelo menos 80% necessitam de cirurgias cardíacas, mas cerca de 13 mil, não recebem o tratamento por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.

Assessoria do vereador Marcus de Rosis