Julho Amarelo destaca a prevenção das hepatites virais

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 4 de julho, a lei que altera norma de 2019 e estabelece novo calendário de atividades para celebrar o Julho Amarelo – mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais.

A lei prevê a realização de atividades anuais no mês de julho, envolvendo o poder público, organizações da sociedade civil e organismos internacionais para ampliar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites.

Essas infecções, causadas por cinco tipo de vírus (A, B, C, D e E), atingem o fígado de forma que muitos pacientes sequer tomem conhecimento, podendo evoluir para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose. As hepatites A, B e C são as mais comuns no Brasil, sendo que a hepatite C tem cura.

Recomenda-se que todas as pessoas façam testes periódicos, por meio do exame de sangue, para detectar os vírus da hepatite, mas a ação é ainda mais indicada para quem tem a partir dos 40 anos, usuários de drogas injetáveis, alcoolistas, pessoas com múltiplos parceiros sexuais e para quem fez tatuagem ou piercing. Quem recebeu transfusão de sangue ou transplante de órgãos antes de 1993 também deve se submeter ao exame.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra em 28 de julho o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Segundo a Organização, apenas 18% das pessoas que vivem com hepatite B sabem que estão infectadas e apenas 3% recebem tratamento. A meta é eliminar as hepatites B e C até 2030.

Testagem em Santos

Em Santos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará três grandes testagens ao longo deste mês. A primeira será no próximo sábado, dia 8, das 9h às 13h, no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (R. Dr. Manuel Tourinho, 395 – Macuco). No dia 15, das 11h às 15h, a testagem será no Jardim Botânico Chico Mendes e no dia 22, das 13h às 17h, no Parque Roberto Mário Santini (Quebra-Mar).

(Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de Santos)

Álbum de Fotos