Exemplo de Cookies

Hospital veterinário será entregue em 2026, diz secretário

Compartilhe!

Curtir

A construção do hospital público veterinário, inicialmente prevista para ser concluída no ano passado, deve terminar no primeiro semestre de 2026. A informação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, em audiência pública na Câmara de Santos na quarta-feira, 29 de outubro.

Farinello apontou dificuldades burocráticas da licitação como causa do atraso das obras e disse que também está sendo difícil encontrar universidades ou empresas qualificadas para a gestão do equipamento. Seguindo o modelo adotado para as unidades de saúde, o hospital deve ser gerido por uma organização social. 

“O hospital veterinário é uma conquista que precisa sair do papel; já discutimos o modelo de gestão há mais de um ano, e está na hora de definir de vez”, afirmou o presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem Estar à Vida Animal, vereador Benedito Furtado (PSB), que presidiu a audiência.

Furtado também cobrou a implementação da farmácia veterinária popular, criada por uma lei de sua autoria, sancionada pelo prefeito em março. “É uma demanda antiga, e queremos que comece a funcionar já em janeiro de 2026”, declarou. 

Farinello explicou que o principal desafio é a falta de espaço adequado para armazenar medicamentos na atual sede da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida). O secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, participou da mesa da audiência e ofereceu colaboração, sugerindo o uso do Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde.

A audiência tratou ainda do Banco de Ração, com a sugestão de planejamento anual para evitar descontinuidade na entrega e reforço na busca de parcerias com a iniciativa privada. Em 2024 e 2025, o Banco distribuiu cerca de 18 toneladas de ração, beneficiando 508 tutores de animais.

Outro tema discutido foram as campanhas de Saúde Animal, como ações de controle da leishmaniose e esporotricose, com ênfase no trabalho de visitas domiciliares e no tratamento gratuito oferecido pela Codevida, além da vacinação contra doenças virais.

“Parque dos cães”

O secretário Farinello anunciou a criação de um “parque dos cães”, área que servirá para a proteção ambiental e para a soltura de animais resgatados pela administração municipal. 

Segundo o secretário, o parque será implantado em um terreno da União no bairro do Jabaquara, ampliando a estrutura da Codevida que já funciona no local. “Quem conhece a Codevida sabe que é triste ver os animais confinados naquele ambiente”, declarou Farinello.

A construção do parque foi viabilizada após negociação com a Polícia Militar, que também tinha interesse na ocupação da área, e com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Também participaram da mesa de debates a engenheira e coordenadora de obras da Secretaria Municipal de Obras e Edificações, Ana Carolina Reis, e a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Comvida), Carol Castro.


Assista à íntegra da Audiência.


Álbum de Fotos