A fibromialgia e a doença de Alzheimer serão tema de palestra na Câmara de Santos nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em mais um encontro promovido pela Escola do Legislativo e da Cidadania (ELC) da Câmara.
A palestra "Fibromialgia e Doença de Alzheimer: Compreensão e Cuidados" pretende esclarecer os principais aspectos dessas condições, abordando sintomas, diagnóstico, impactos e formas de tratamento e acolhimento.
Ambas as doenças são abordadas na campanha Fevereiro Roxo, que também abrange o lúpus e busca conscientizar a população sobre os sintomas e as formas de tratamento.
Mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos de idade, a fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores que começam em uma parte específica do corpo e depois se espalham. Não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Já a doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja determinada geneticamente.
Inscrições
Ministrada pelo psicólogo Fábio Serrão Franco e pela médica neurologista Mariana Cardoso, a palestra na Câmara será realizada no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, a partir de 14h, com transmissão pelo YouTube.
As inscrições podem ser realizadas no
site da
Escola do Legislativo e da Cidadania.