Dentro da programação do Fevereiro Roxo e Laranja – mês de conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia – a Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara de Santos apresenta na quarta-feira, 26 de fevereiro, uma palestra sobre lúpus e leucemia. No dia 19, a Escola apresentou
palestra sobre fibromialgia e doença de Alzheimer.
O lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.
Segundo o Ministério da Saúde, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, representando cerca de 70% dos casos. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
A leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.
Especialistas
Na palestra da Escola do Legislativo, duas especialistas vão falar sobre sintomas, diagnóstico e formas de tratamento de ambas as doenças, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Fernanda Gomes Gonçalves Chaer é médica reumatologista, doutoranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Giuseppina Maria Patavino foi diretora técnica do Hemonúcleo de Santos e atualmente é hematologista do Hospital Guilherme Álvaro e professora do curso de Medicina do Centro Universitário Lusíada.
A palestra será realizada às 14h e poderá ser acompanhada presencialmente, no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, e também pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube). Inscrições devem ser feitas pelo
site da Escola do Legislativo.