Famílias do Ilhéu Alto próximas de regularizar moradias

Vereador tem auxiliado na conquista do documento

Compromisso de campanha assumido na gestão anterior, o vereador Sadao Nakai (PSDB) tem mediado, junto aos moradores do Ilhéu Alto e diretores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab), a regularização do conjunto inaugurado há 15 anos.

A entrega do conjunto habitacional do Ilhéu Alto ocorreu no dia 5 de agosto de 1998 pela CDHU. No total, 504 apartamentos foram entregues aos munícipes oriundos da Vila dos Criadores, do Jardim Castelo e do sorteio realizado pela companhia.

Neste ano, Nakai esteve reunido com os moradores em três ocasiões visando acelerar o processo de regularização e encaminhar ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, as reivindicações e melhorias no conjunto e no bairro. “O processo de desapropriação do comércio, que está instalado em áreas de risco, já está em fase final, com o consenso dos moradores e comerciantes. O objetivo, agora, é resguardar os direitos destas famílias, acelerando a regularização dos imóveis”, afirma Nakai.

Por sugestão do vereador, uma comissão de moradores foi criada para dar celeridade nas negociações junto à diretoria da CDHU.

Os habitantes do conjunto alegam problemas estruturais desde que o espaço foi entregue, há 15 anos. Entre os entraves, citam infiltrações e vazamentos nos apartamentos, falta de manutenção das vias e calçadas, além da carência de transporte público no bairro.

Histórico
Em junho de 2012, os vereadores Sadao Nakai (PSDB) e Geonisio Pereira (Boquinha) participaram, juntamente com arquitetos e engenheiros da CDHU, além de representantes da Prefeitura, de uma vistoria nos locais de comércio instalados no Ilhéu Alto, na Zona Noroeste.

Em função de alguns boxes comerciais estarem em áreas de risco (desmoronamento), o Ministério Público havia determinado a remoção destes espaços para outros locais. Na época, os vereadores conseguiram prorrogar o prazo para a desapropriação dos espaços visando dar mais tempo de adequação aos moradores, mediando uma transferência pacífica.

Assessoria de Imprensa do vereador Sadao Nakai
sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br